Coordenadores

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Saiba o que rolou no evento de setembro/2016


No dia 22/09 o GUTS-RS realizou o seu 7º evento do ano e a edição de setembro foi realizada em parceria com o GU Mobile-RS. Os grupos de usuários trouxeram a palestra Tudo o que você precisa saber para começar a automação de testes em dispositivos móveis.

Público presente no evento (sala lotada)
Visando ajudar os profissionais que querem começar na área, Elias Nogueira, Agile Coach & Trainer na Adaptworks, apresentou os primeiros passos e principais conceitos para iniciar a automação de testes de aplicativos móveis.

Elias iniciou a palestra falando sobre os diferentes tipos de apps existentes no mercado (aplicação nativa, browser mobile e container nativo) e as principais plataformas (iOS e Android) que o testador deve considerar ao elaborar a estratégia de automação de testes em dispositivos móveis.

Elias Nogueira palestrando sobre Mobile Testing
Definidos os conceitos básicos, o palestrante destacou cinco problemas enfrentados no dia-a-dia com a automação e como solucioná-los:
  1. Testadores não conhecem sobre a plataforma que querem testar
  2. Como testar frameworks híbridos em cada plataforma?
  3. Qual linguagem escolher?
  4. Qual ferramenta escolher?
  5. Diferentes formas de inspeção

A palestra foi finalizada com quatro valiosas dicas para a automação de testes mobile:

  1. Execute testes instalando a app e com ela pré instalada
  2. Crie uma suíte de testes focada no usuário final
  3. Teste em diferentes redes (Wi-Fi, 3G, etc)
  4. Teste requisitos não funcionais (segurança, performance, usabilidade, etc)
Elias compartilhou problemas, soluções e dicas para os testadores
Após a parte teórica, foi realizado um hands on mostrando a automação de testes funcionando na prática utilizando as ferramentas Appium e Calabash, onde o público pode aprender sobre os passos iniciais para a criação de testes automatizados para dispositivos móveis.

Hands On sobre ferramentas de automação mobile
O GUTS-RS agradece ao GU Mobile-RS pela parceria na realização do evento e ao palestrante, Elias Nogueira, por ter colaborado com a nossa comunidade ao compartilhar o seu conhecimento sobre mobile testing.

Se você não pôde participar ou gostaria de ver mais detalhes sobre o conteúdo da palestra, seguem os slides:


O GUTS-RS e o GU Mobile-RS agradecem a presença de todos! As fotos do evento podem ser conferidas na nossa página no Facebook. E fiquem ligados, em setembro tem mais! 

0 comentários: