Coordenadores

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Saiba o que rolou no Evento de Abril


No dia 19 de Abril, na PUC-RS foi realizada a palestra Qualidade de código para automação de testes apresentada pelo Ivan Lampert. Neste evento o palestrante apresentou aos presentes como a qualidade de código contribui para uma boa automação de testes, trazendo alguns exemplos, boas práticas e sugestões.


Após o tradicional coffee, troca de experiências Ivan iniciou sua palestra citando uma frase muito conhecida de Martin Fowler sobre qualidade de código "Qualquer idiota pode escrever código que um computador entenda. Bons programadores escrevem código que humanos podem entender." deixando claro que o idiota nesse caso não se trata de uma palavra ofensiva, mas sim muitas vezes da falta de conhecimento em formas de como construir um código mais compreensível. Ivan então falou sobre a diferença entre clean codedesign patterns. Iniciando com sugestões de leituras e descrevendo os tipos como Estruturação, Criação e Comportamento, o palestrante em seguida descreveu a estrutura de cada um dos itens da estrutura de Design Patterns como: O contexto; O problema; A solução; A consequência; e finalizou a primeira sessão com alguns exemplos para alguns problemas diferentes.



O palestrante também sugeriu algumas leituras para Clean code, falou sobre refatoração de código e sobre sempre deixar o acampamento(código) mais limpo do que você achou, que a refatoração deve diminuir o número de dúvidas, simplificar o código, melhorar a leitura e performance do código. A palestra foi encerrada com mais algumas dicas sobre melhora de produtividade relacionada a boa qualidade de código.


Ivan, obrigada pela presença e por compartilhar conhecimento com a nossa comunidade. 

Você pode conferir mais fotos do evento na nossa página do Facebook.

Confira os slides da palestra compartilhados na nossa página no Slideshare e fique por dentro do que rolou no evento!

0 comentários: