Coordenadores

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Saiba o que rolou no evento de Outubro/2015


Olá pessoal,

No dia 28/10 foi realizado mais um evento presencial do GUTS-RS! Dessa vez a proposta foi um DOJO de Arquitetura e Estratégia de Testes. Trazendo uma oportunidade imperdível para a troca e geração de conhecimento na área de testes de software.

A palestra foi conduzida pelos profissionais Émerson Hernadez e Guilherme Motta, atualmente ambos desempenham o papel de Agile Coach no Sicredi. 

Émerson é Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é apaixonado por resolução de problemas através de software e crescimento humano via ensino. Por sua experiência em projetos na área da saúde, esteve temporariamente alocado em Bangalore, Índia, onde trabalhou diretamente com o time de desenvolvimento do Bahmni e também contribuiu com a comunidade do OpenMRS.” 

E Guilherme Motta trabalha na área de TI desde 2005 como generalista, desempenhando funções como consultor e terceiro em projetos de diversas empresas como Klarna, ThoughtWorks, Nokia, HP, Terra, Bovespa entre outras. Atualmente é Certified Scrum Professional (CSP) pela Scrum Alliance. Graduado pela PUC-RS em Sistemas da Informação e MBA em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas.


Os palestrantes Émerson Hernandez e Guilherme Motta.

O evento começou com uma introdução ao software e a arquitetura do BAHMI (http://www.bahmni.org/), um sistema open source hospitalar que combina multiplos produtos open source em uma única solução voltada a hospitais de baixos recursos. Tecnologias envolvidas e principais módulos do sistema foram abordados nesta introdução.

Detalhamento da Arquitetura do sistema.

Após apresentar o sistema e a arquitetura do BAHMI, os palestrantes explicaram o objetivo da dinâmica da noite: formar equipes e criar a arquitetura e a estratégia de testes para o sistema levando em consideração o contexto de uso da aplicação gerando assim diversas visões sobre o tema e muito aprendizado!

Para isso Guillherme Motta e Émerson Hernadez apresentaram itens e conceitos chave que fazem parte de uma estratégia de testes, como: Níveis e Tipos de Testes, Ferramentas, Análise de Funcionalidades, Estimativas de Esforço e Teste, Ambientes, Métricas e Dashboard e Papéis e Responsabilidades.

Após esta breve apresentação os palestrantes pediram ao público presente para que formassem diferentes grupos (preferencialmente com pessoas que não conheciam afim de fortalecer a comunicação e o networking entre os presentes).

Grupos se preparando para a dinâmica

Formados os grupos, era hora então de por a mão na massa! Neste momento da dinâmica cada grupo tinha 40 minutos para conversar entre si e elaborar a melhor estratégia de testes considerando a arquitetura e o contexto de uso do sistema BAHMI.

Colaboração no momento da criação da estratégia de testes

Fechado o tempo de elaboração era hora então das apresentações, cada grupo foi convidado a apresentar ao público a sua estratégia de testes e explicar o porque selecionaram os itens apresentados.

E assim ao final da noite, todos os grupos apresentaram as suas estratégias e a certeza que ficou foi de uma dinâmica recheada de muita colaboração, networking e principalmente muito aprendizado.

Momento das apresentações das estratégias

Se você não pôde participar ou gostaria de ver mais detalhes sobre o conteúdo do DOJO, seguem os slides:


O GUTS-RS agradece a presença de todos! As fotos do evento podem ser conferidas na nossa página no Facebook.


Para quem ainda não deu aquela curtida na nossa página no Facebook ou aquela seguida no nosso Twitter, seguem os principais meios de comunicação para acompanhar os eventos do GUTS-RS e trocar ideias sobre testes de software:

0 comentários: