Coordenadores

domingo, 30 de outubro de 2016

Saiba o que rolou no evento de outubro/2016


No dia 13/10 aconteceu o 8º evento presencial do GUTS-RS em 2016 e nesta edição apresentamos o MBehavior, um framework de automação de testes multiplataforma para BDD.

Público presente no evento
Antes de apresentar o seu framework, Roger Ritter iniciou a palestra falando sobre TTM (Time To Market) e BDD (Behavior-driven development). Roger comentou sobre os desafios de entregar software rapidamente em produção sem comprometer a sua qualidade e como os frameworks e metodologias disponíveis no mercado podem auxiliar no desenvolvimento de software ágil. Nesse contexto, BDD tem muito a contribuir já que é uma técnica de desenvolvimento que aproxima e estimula a colaboração entre todos as partes envolvidas no ciclo de desenvolvimento de software e auxilia na automação de testes.

Roger Ritter apresentando o seu framework
O desafio de construir o framework MBehavior surgiu de um problema encontrado por Roger quando a aplicação web que ele testava passou a ser disponibilizada na plataforma mobile. Haviam mais de 300 cenários de testes, sendo que 90% estava automatizado utilizando jbehave, porém o trabalho desenvolvido, até então, na plataforma web não poderia ser reutilizado na plataforma mobile por não serem compatíveis. Logo, ele teria muito retrabalho pela frente... E como resolver isso?

A solução encontrada por Roger foi desenvolver um framework open-soure, no qual executaria cenários no formato BDD para a realização de testes funcionais nas plataformas: web, mobile e desktop. Trabalho que foi tema do seu mestrado.

O palestrante apresentou brevemente a arquitetura da sua solução e logo em seguida fez um hands on mostrando na prática como o MBehavior funciona. O público presente teve a oportunidade de interagir e propor melhorias para o framework, o que contribuiu bastante para o trabalho do palestrante.

Hands on: MBehavior na prática 
O GUTS-RS agradece ao palestrante Roger Ritter por ter colaborado com a nossa comunidade ao compartilhar o seu framework de automação de testes (que será disponibilizado em breve no github).

Evelise Freitas. Roger Ritter e Moisés Ramírez
Se você não pôde participar ou gostaria de ver mais detalhes sobre o conteúdo da palestra, seguem os slides:


Agradecemos a presença de todos! As fotos do evento podem ser conferidas na nossa página no Facebook. E fiquem ligados, em novembro tem o último evento presencial do ano!

0 comentários: