sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

20 de Fevereiro, dia do Teste de Software


Hoje, dia 20 de Fevereiro, comemora-se o Dia do Teste de Software! Sim, isso mesmo. Nós da área de QA e Teste temos uma data para comemorar a nossa evolução e as nossas conquistas!

Em 1979, Glenford Myers publicou um livro que se tornaria um clássico. A data celebra a publicação do livro The Art Of Software Testing. Atualmente, o livro está na sua 3ª edição que foi publicada em 2011.

The Art Of Software Testing, 1st edition

Glenford Myers desenvolveu conceitos sobre teste de software que nunca haviam sido apresentados bem como revisitou algumas técnicas que já haviam sido mencionadas ainda no início dos anos 60. Quem aqui nunca ouviu falar sobre a Regra 10 de Myers? A regra define que o custo de correção para um defeito encontrado custa 10 vezes mais a cada fase do projeto. Logo: quanto mais tarde for encontrado o defeito, maior será o custo para corrigi-lo.

Atualmente, sabe-se que o custo não varia nessa proporção, mas a essência da regra continua válida assim como outros conceitos apresentados em 1979. Quem atua na área sabe da importância de introduzir testes de software desde a concepção do projeto. Infelizmente, como aponta o World Quality Report 2014-15, muitas empresas continuam introduzindo teste de software muito tarde no ciclo de desenvolvimento de software.

Cerca de 30 após a publicação do The Art Of Software Testig,  Lisa Crispin and Janet Gregory lançariam o livro Agile Testing: A Practical Guide for Testers and Agile Teams (2009) que seria um novo marco na área, reunindo novos conceitos e uma nova forma de testar software.

Agile Testing: A Practical Guide for Testers and Agile Teams

Bom, separamos uma apresentação que relembra um pouco da história do teste de software:

 How to Learn The History of Software Testing

Parabéns aos profissionais da área que fazem do software um sucesso! Contamos com você para escrever os próximos capítulos!


Para quem ainda não deu aquela curtida na nossa página no Facebook ou aquela seguida no nosso Twitter, seguem os principais meios de comunicação para acompanhar os eventos do GUTS-RS e trocar ideias sobre testes de software:

Nenhum comentário: