Coordenadores

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Saiba o que rolou no evento de Abril/2015


Olá pessoal,

O segundo evento presencial do GUTS-RS em 2015 abordou um assunto bem atual, de grande destaque e que está sendo discutido amplamente em blogs, sites, listas de discussões e seminários: Agile Testing.

Daniel Amorin palestrando sobre Agile Tester 3.0

Daniel Ricardo Amorin apresentou o conceito de Agile Tester 3.0 e esclareceu logo no início que essa definição não faz referência ao Management 3.0, e sim às três dimensões na qual pode-se dividir os testadores:

  • Negócio
  • Técnica
  • DevOps

A importância do papel do testador dentro do contexto ágil e da mudança de mentalidade (quebra de paradigmas) foram temas abordados constantemente durante a palestra. Para Amorin, o testador deve fazer parte do time e não ser tratado como um membro fora do time de desenvolvimento. Claro que, para tal, as empresas devem proporcionar ambientes e ferramentas que facilitem a integração entre todos os integrantes do time.

O tema despertou interesse no público presente e debates interessantes surgiram o tempo inteiro. Inclusive percebeu-se a necessidade de uma palestra específica para abordar a mudança do "mindset" de um testador "waterfall" para se tornar um testador ágil. O GUTS-RS tomou nota e vai trabalhar para preparar um novo evento que aborde esse assunto.

Veja mais detalhes sobre que rolou no evento:

O GUTS-RS agradece a presença de todos! As fotos do evento podem ser conferidas na nossa página no Facebook.


Para quem ainda não deu aquela curtida na nossa página no Facebook ou aquela seguida no nosso Twitter, seguem os principais meios de comunicação para acompanhar os eventos do GUTS-RS e trocar ideias sobre testes de software:

2 comentários:

Babi disse...

Que tal fazermos um Fishbowl para conversarmos sobre essas mundanças no papel do Tester na Metodologia Tradicional para o Agile?

Em 2011, eu e a Giordana fizemos uma palestra que focava justamente nessas diferenças (http://guts-rs.blogspot.com.br/2011/06/como-mariana-tornou-se-uma-agile-tester.html).

. disse...

Olá Babi,

Sim, ótima ideia!

Você poderia submeter a tua ideia através do nosso formulário?

http://guts-rs.blogspot.com.br/2015/01/submissao-de-palestras-2015.html

Entraremos em contato contigo para conversar melhor sobre a ideia ;)

(desculpa o certo atraso)
Atenciosamente,
GUTS-RS