terça-feira, 5 de maio de 2015

GUTS-RS e uma nova oportunidade social

Olá pessoal,

Gostaríamos de compartilhar com a nossa comunidade a experiência que tivemos no evento presencial realizado pelo GUTS-RS no dia 16/04: Pela primeira vez, tivemos a participação de uma pessoa com deficiência auditiva em um de nossos eventos.

Jeison e Guilherme

Jeison Pereira, que possui deficiência auditiva, entrou em contato conosco manifestando interesse sobre a palestra e o GUTS-RS logo abraçou esta oportunidade! Através da indicação feita pelo próprio Jeison, entramos em contato com Guilherme Mattos que prontamente aceitou o convite para ser o intérprete de LIBRAS, atuando de forma voluntária.

Jeison acompanhando o evento com o auxílio do intérprete de LIBRAS

Aproveitamos esse momento para fazer um breve entrevista com Jeison com o intuito de conhecer mais sobre suas motivações e desafios enfrentados na área.

GUTS-RS: O que lhe motivou a entrar na área de QA e Teste?
Jeison: Eu tive uma oportunidade profissional na atual empresa em que trabalho e pude perceber que é muito importante para as empresas terem um setor de qualidade. Está sendo uma experiência nova e a prática com ferramentas diferenciadas é algo muito motivador. Com isso, estou me especializando cada vez mais.

GUTS-RS: Quais os principais desafios que você encontra na área?
Jeison: O maior desafio é a leitura e entendimento dos User Stories para escrever o teste funcional com o resultados, pois há a expectativa de garantia de um produto de qualidade. Quando há a necessidade de comunicação com colegas, utilizo o recurso de leitura e escrita, pois em função da minha deficiência, quando os colegas se comunicam através da fala, de forma rápida, não consigo acompanhar. Então utilizamos como recurso o bate-papo, onde os colegas escrevem e explicam no chat. Eu anoto as palavras-chaves e então faço uma pesquisa na internet para entender seus respectivos significados. Sou uma pessoa muito interessada e tento sempre buscar alternativas para que esse tipo de desafio não impacte de forma negativa nas minhas atividades. Estou sempre correndo atrás de informações e foi assim que cheguei até aqui.

GUTS-RS: O quanto este evento agrega na tua formação profissional?
Jeison: Participar de um evento deste tipo vai agregar muito na minha vida profissional para que eu desenvolva testes com mais qualidade. E, futuramente, pretendo compartilhar os conhecimentos adquiridos com os meus colegas de trabalho e com amigos que também trabalham na área de teste.

A dedicação do Jeison é algo que nos motiva e esperamos que isso inspire outras pessoas que, assim como ele, necessitam de algum auxílio. A coordenação do GUTS-RS sente-se feliz em compartilhar o conhecimento sobre QA e Teste para todos os públicos e proporcionar canais que facilitem a integração entre as pessoas da nossa comunidade.


Para quem ainda não deu aquela curtida na nossa página no Facebook ou aquela seguida no nosso Twitter, seguem os principais meios de comunicação para acompanhar os eventos do GUTS-RS e trocar ideias sobre testes de software:

Nenhum comentário: