Coordenadores

sábado, 22 de agosto de 2015

Saiba o que rolou no evento de Agosto/2015


Olá pessoal,

No dia 19/08 foi realizado mais um evento presencial do GUTS-RS! Dessa vez voltamos a falar sobre processos e práticas ágeis, porém focando na prática de coaching de testes para diversos times.

A palestra foi conduzida por Walmyr Filho, do blog Talking About Testing, que relatou como está mudando a cultura voltada a qualidade de software na Taller para que não haja a necessidade específica do papel do testador, onde este faz um trabalho de coaching para todos os desenvolvedores demonstrando que teste de software não é uma fase no processo de desenvolvimento, mas sim parte do processo desde seu início. 



Através de idéias e pensamentos tirados do livro Growing Agile: A Coach's Guide to Agile Testing, ele relatou o seu modo de trabalho, disseminando práticas de teste ao rotacionar pelas várias equipes da empresa. Essa disseminação de conhecimento inclui o acompanhamento de atividades de testes (em todas as camadas: testes unitários, de integração e de aceitação), auxílio na criação de testes de aceitação automatizados, programação em par entre desenvolvedores e testadores e workshops mais voltados a cultura de desenvolver software guiados por testes "nem que seja ao pensar nos testes antes de desenvolver e escreve-los em um post-it e então evoluindo para TDD.", disse Walmyr.




Por fim, ele falou da criação de um grupo interno chamado "Núcleo da eficiência", o qual destina-se a definição de diversas iniciativas para aumento da eficiência operacional no desenvolvimento e está sendo de grande ajuda nas iniciativas relacionadas a práticas voltadas a teste/qualidade de software. Ele explicou que "a empresa já está colhendo os frutos de tais iniciativas, tais como melhor feedback dos testes ao longo do processo, menos medo dos refatorações e menos bugs chegando em produção, visto que a preocupação com a qualidade do software entregue é cada vez mais parte da cultura da galera".




Se você não pôde participar ou gostaria de ver mais detalhes sobre o conteúdo do workshop, seguem os slides:


O GUTS-RS agradece a presença de todos! As fotos do evento podem ser conferidas na nossa página no Facebook.

Para quem ainda não deu aquela curtida na nossa página no Facebook ou aquela seguida no nosso Twitter, seguem os principais meios de comunicação para acompanhar os eventos do GUTS-RS e trocar ideias sobre testes de software:


0 comentários: