Coordenadores

sexta-feira, 25 de março de 2016

Saiba o que rolou no evento de Março/2016


Olá,

No dia 23/03 foi realizado o 1º evento presencial do GUTS-RS em 2016! Para "quebrar o gelo" e motivar a nossa comunidade, uma dinâmica em grupo e um fishbowl sobre tendências de teste de software foram propostos para reflexão sobre os rumos da nossa área.

Comunidade GUTS-RS presente no evento
O público votou e debateu sobre as seguintes tendências (por ordem de votação):
  1. Automação de Testes (79,2 %)
  2. Agile Testing (71,7 %)
  3. Testes em Dispositivos Móveis (47,2 %)
  4. Papel do testador nas equipes de desenvolvimento (43,4 %)
  5. TDD/BDD (39,6 %)
  6. DevOps – Desenvolvedor e Operações (37,7 %)
Durante o evento, percebeu-se que parte do público não conhecia temas como DevOps, TDD e BDD. Através da dinâmica em grupo, testadores com menos experiência tiveram a oportunidade de aprender com os mais experientes e as pessoas entenderam a realidade de outras empresas. A comparação de realidades diferentes trouxe reflexões sobre o que pode ser melhorado dentro das empresas/projetos e sobre o quanto os times desenvolvimento (desenvolvedores e testadores) estão maduros em relação a adoção de práticas ágeis.

Dinâmica em grupo
O fishbowl agregou muito conhecimento ao final do evento. Os principais assuntos mais abordados e que geraram debates mais aprofundados foram: Automação de testes e o papel do testador nas equipes de desenvolvimento. Além disso, indicadores extraídos de relatórios foram apresentados para uma discussão sobre as tendências de teste de software globais e a nossa realidade local.

Fishbowl proporcionou muito debate
Estudos em novas tecnologias e metodologias são necessários para trazer inovação dentro das empresas bem como a mudança cultural e de mindset devem acontecer para que possamos adotar práticas ágeis e atingir cada vez mais níveis elevados de qualidade de software.

Se você não pôde participar ou gostaria de ver mais detalhes sobre o conteúdo da palestra, seguem os slides:


O GUTS-RS agradece a presença de todos! As fotos do evento podem ser conferidas na nossa página no Facebook. E fiquem ligados, em Abril tem mais! 


Para quem ainda não deu aquela curtida na nossa página no Facebook ou aquela seguida no nosso Twitter, seguem os principais meios de comunicação para acompanhar os eventos do GUTS-RS e trocar ideias sobre testes de software:

0 comentários: