domingo, 31 de julho de 2016

Saiba o que rolou no evento de julho/2016

Olá,

No dia 27/07 o GUTS-RS realizou o seu 5º evento do ano com a 1ª edição do GUTS Talks. Este é um evento no estilo Lightning talk com quatro palestras de 15 minutos cada e com um fishbowl de encerramento para proporcionar a troca de conhecimento entre os participantes.

O frio não intimidou a nossa comunidade que lotou a sala :)

Esta edição do GUTS Talks foi sobre ferramentas de automação de testes e as ferramentas QTP/UFT, Sikuli Script, Protractor e NeoLoad foram apresentadas ao público.

Luís Aguirre foi o primeiro palestrante da noite com a apresentação Explorando o QTP/UFT. Ele destacou as vantagens e desvantagens do UFT, que é uma ferramenta para automação de testes funcionais que opera no sistema operacional Windows. A sua licença é paga e existe pouca mão-de-obra especializada, comenta Luís.
Luís Aguirre falando sobre QTP/UFT
A segunda palestra foi do Daniel Castro sobre Automação de Testes com Sikuli Script. O Sikuli usa reconhecimento de imagens para identificar e controlar componentes de GUI. Daniel apresentou métodos e ações utilizadas na automação e terminou a sua palestra com uma demonstração da ferramenta. 

Daniel Castro apresentando o Sikuli
José Ernesto Barbosa apresentou em seguida a palestra Automação e2e com Protractor, que é um framework para automação de testes e2e em aplicações desenvolvidas com AngularJS. O Protractor foi construído utilizando como base o framework Selenium, com customizações que facilitam a elaboração dos testes. Além de mostrar como instalar e configurar o framework, José mostrou como escrever e executar testes utilizando o Protractor.

José Ernesto Barbosa demonstrando o Protractor
O último talk da noite foi sobre ferramentas de teste de performance e demonstração da ferramenta NeoLoad com Marco Troian e Ricardo Alencar. Ricardo comentou sobre as principais características de uma ferramenta de testes de performance e listou as mais utilizadas no mercado. Ele destacou a importância de selecionar a ferramenta adequada de acordo com as necessidades do projeto ou da empresa. Logo após, Troian monstrou como a NeoLoad é uma ferramenta intuitiva para execução e análise dos resultados de testes de performance.

Marco Troian e Ricardo Alencar falando sobre testes de performance
Para finalizar o evento, os palestrantes foram convidados para abrir o fishbowl que tinha como tema o mercado de trabalho de automação de testes. As perguntas feitas pelo público através do site IdeaBoardz foram debatidas durante o fishbowl que teve como moderador Moisés Ramírez, coordenador do GUTS-RS.

Fishbowl de encerramento
O público presente foi incentivado a participar dos debates e compartilharam as suas dificuldades enfrentadas no dia-a-dia com automação de testes. Rolou um bate-papo bem aberto onde todos puderam expressar os seus pontos de vistas e trocar ideias com outros profissionais da área. Foi muito produtivo!

Se você não pôde participar ou gostaria de ver mais detalhes sobre o conteúdo da palestra, seguem os slides:


O GUTS-RS agradece a presença de todos! As fotos do evento podem ser conferidas na nossa página no Facebook. E fiquem ligados, em agosto tem mais! 


Para quem ainda não deu aquela curtida na nossa página no Facebook ou aquela seguida no nosso Twitter, seguem os principais meios de comunicação para acompanhar os eventos do GUTS-RS e trocar ideias sobre testes de software:

Nenhum comentário: