segunda-feira, 20 de março de 2017

Saiba o que rolou no evento de março/2017

O GUTS-RS realizou o seu 1º evento em 2017 no dia 15 de março, no Prédio 32 da PUCRS (FACIN). Além de abordar assuntos técnicos, nesse ano vamos trazer para a nossa comunidade assuntos sobre soft skills para qualificar ainda mais os profissionais da nossa área uma vez que habilidades não técnicas estão cada vez mais presentes nas nossas atividades.

Público presente no evento
Dessa forma, nada melhor do que começar o ano refletindo sobre a felicidade ou sobre as coisas que nos fazem felizes e tornam o ambiente de trabalho mais harmonioso. Pensando nisso, Vladson Freire, Scrum Master na empresa Sicredi, preparou uma apresentação sobre como as organizações e os times podem ser mais felizes (e produtivos) através da métrica da felicidade, mencionada no livro Scrum – a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo de Jeff Sutherland.

Vladson iniciou a sua apresentação questionando o público presente sobre o que seria felicidade para cada pessoa. Seria ter dinheiro para pagar as contas? Ser uma pessoa saudável? Na busca por respostas, o palestrante falou sobre a Psicologia Positiva, criada pelo psicólogo Martin Seligman, que enfatiza o lado bom, favorável e positivo das nossas vidas e apresentou a Fórmula da Felicidade criada pelos psicólogos positivos Sonja Lyubomirsky, Ken Sheldon e David Schkade que consiste na soma de fatores genéticos (50%), condições (como idade, sexo, estado civil e moradia: 10%) e atividades (como se exercitar, fazer cursos ou viajar: 40%).

Vladson Freire apresentando a Fórmula da Felicidade
No contexto profissional os desafios para ser feliz são grandes. Segundo uma pesquisa da Right Managment, 48% dos brasileiros estão insatisfeitos com o seu trabalho. Vladson compartilhou a experiência que teve em uma empresa onde trabalhou sobre como a Métrica da Felicidade foi implantada e sobre como isso provocou uma transformação positiva em toda a organização.

Já que seria impossível transcrever todo o conhecimento compartilhado durante o evento, vamos compartilhar com vocês a apresentação que Vladson fez durante o evento Dev Week. Esperamos que a experiência dele possa motivar a todos vocês!


Você também pode conferir os slides da palestra através do Slideshare:


O GUTS-RS agradece o palestrante Vladson Freire por disponibilizar o seu tempo para compartilhar essa experiência muito positiva e por ter instigado o público a refletir sobre o seu ambiente de trabalho e a como torná-lo mais feliz. Valeu baiano!

Alessandra, Joyce, Moisés e Vladson
Agradecemos a presença de todos! As fotos do evento podem ser conferidas na nossa página no Facebook. No mês que vem tem mais evento do GUTS-RS! Fiquem ligados ;)

Nenhum comentário: