Coordenadores

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

GUTS-RS completa 10 anos


Foi em 4 de agosto de 2008 durante um evento do GUMA sobre automação de Testes que o GUTS foi idealizado. O grupo foi criado por Viviane Rangel, Cristiano Caetano, Elias NogueiraPriscila Coelho Blauth e Sarah Pimentel com apoio do Daniel Wildt, então coordenador do GUMA, profissionais que fazem parte da história da qualidade de software a nível nacional. E desde então muitos outros coordenadores passaram pelo grupo e também deixaram a sua contribuição para a comunidade de testes. 




Dá uma olhadinha aqui no post original sobre o lançamento do GUTS-RSGUTS - Grupo de Usuários de Testes de Software, criado no Rio Grande do Sul em 2008 e curte como era lá no comecinho. 

Na foto: Daniel Wildt, Viviane Rangel, Sarah Pimentel, Priscila Coelho Blauth e Fábio Beckenkamp.

Muita coisa aconteceu durante esses últimos 10 anos: novos processos, metodologias, frameworks e ferramentas surgiram. A forma de testar e enxergar a qualidade de software também evoluiu com o passar do tempo. Na verdade, a qualidade acompanhou as mudanças que aconteceram no ciclo de desenvolvimento de software com a adoção de metodologias ágeis. Veja o vídeo que o Daniel Wildt fez em homenagem ao GUTS falando das mudanças na qualidade de software ao longo do tempo.





E o GUTS não ficou pra trás, seguiu nesses 10 anos movimentando a área de qualidade e testes de software, conectando profissionais de diversas áreas da TI e gerando novas oportunidades e aprendizados. Os eventos que eram trimestrais passaram a ser mensais e além de eventos presenciais, o grupo também já realizou iniciativas online como o Hangout With Testers e o inovou em algumas modalidades de eventos como o Testando no Bar, GUTS Universitário, GUTS Games e GUTS Talks. Além de participar da coordenação da Trilha Testes do TDC Porto Alegre desde a sua 1ª edição, recebeu o Premio GU de SUCESU-RS por três anos consecutivos. 

O GUTS-RS é muito grato por todo o apoio da comunidade que participa dos eventos, sugere ideias e compartilha o seu conhecimento. O grupo jamais existiria se não fosse por pessoas dispostas a compartilhar o seu tempo e conhecimento com os demais profissionais da área. Todo o trabalho realizado é feito de forma voluntária e com dedicação dos coordenadores e palestrantes.

Agradecemos a todos as pessoas que passaram pelo grupo nesses 10 anos de existência e nos colocamos sempre a disposição. O  GUTS é feito da comunidade para a comunidade. Agradecemos à SUCESU também por todo o apoio dado não somente ao GUTS-RS, como também a todos demais grupos de usuários.

Que venham mais 10 anos de muita qualidade, testes e melhoria continua!

Ops, pensaram que ficaríamos só no post? Ainda neste mês teremos um evento mega especial para comemorar o aniversário do GUTS-RS. Em breve mais detalhes!

0 comentários: