Coordenadores

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Saiba o que rolou no evento de Novembro


No dia 10 de novembro aconteceu no auditório da Unitec o penúltimo evento do GUTS-RS do ano de 2018. 

O evento que foi realizado na Unisinos em São Leopoldo, estava programado para termos quatro palestras dentro do universo "Os desafios do QA - da Automação ao Ágil", porém modificações de última hora foram necessárias e a agenda do dia precisou ser reorganizada incluindo a palestra "Como utilizar a Virtualização de Serviços para agilizar seus testes" do José Ernesto Barbosa



O evento iniciou com a palestra "Virtualização de Serviços Utilizando CA Lisa" com Alekson Fortes. Alekson apresentou o conceito de virtualização e os benefícios dela para a qualidade do sistema. A utilização do CA Lisa suas vantagens como software de virtualização e frisou que por ser um software pago o mais importante da apresentação é o conceito e a aplicação.
Com a virtualização utilizando o CA Lisa é possível testar a aplicação sem necessariamente ter terminado o desenvolvimento e a integração dos serviços. 




O José Ernesto Barbosa deu sequência nas apresentações do evento com a palestra "Como utilizar a Virtualização de Serviços para agilizar seus testes". O Ernesto apresentou a virtualização utilizando o Wiremock e novamente focando no conceito e não no software utilizado. Diferentemente do CA Lisa o Wiremock é um software open source, ou seja, o seu uso é livre e não requer pagamentos ou mensalidades. A ferramenta possui uma interface gráfica para quem não tem familiaridade com programação, com linhas de comando além de oferecer muitas outras vantagens para a qualidade do produto. 



Ambas as palestras sobre virtualização que tivemos no evento tem o objetivo principal de mostrar à comunidade de testes como realizar os testes de serviços sem que os mesmos estejam integrados ou mesmo finalizados. Assim a realização dos testes não precisa ficar para o final do desenvolvimento, e antecipa possíveis bugs, o que reduz o grau de dificuldade da correção e também agiliza o processo de desenvolvimento e correção de bugs.




A Priscila Blauth encerrou o evento com a talk "Teste fora da caixa - Porque não é só de caixa branca e caixa preta que vive um QA" trazendo o lado humano dos profissional de testes. Das skills do QA, ser humano e ter sensibilidade com os colegas de trabalho, com o cliente e com o usuário é a única que não pode ser aprendida com cursos e capacitações. Nessa palestra o público presente no evento interagiu com a palestrante levantando exemplos e fazendo comentários que deixaram a talk muito leve e fluída om a participação da comunidade.



A iniciativa kids friendly foi um sucesso, tivemos três lindas crianças pintando e brincando no evento. A Sabrina que estava assistindo às palestras recebeu uma cartinha com declaração de amor da filha.


Recebemos doações para o canil e com isso pudemos enquanto comunidade de testes auxiliar aos animais do Canil Municipal de São Leopoldo.

Nenhum texto alternativo automático disponível.



Confira abaixo os slides das palestras apresentados no evento:




2 comentários:

Abdul Qayyum disse...

I really appreciate your efforts towards Console Jailbreak , I really hope to have one day fully jailbroken console to get full potential for the money I have paid to buy a machine. I was in search for PS3 Jailbreak Download free no survey and PS4 Games PKG Download finally found it.

Abdul Qayyum disse...

I really appreciate your efforts towards Console Jailbreak , I really hope to have one day fully jailbroken console to get full potential for the money I have paid to buy a machine. I was in search for PS3 Jailbreak Download free no survey and PS4 Games PKG Download finally found it.