Coordenadores

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Saiba o que rolou no evento de Novembro/2017


No dia 30/11 foi realizado o nosso evento de novembro do GUTS-RS .O evento foi um TALK sobre automação de testes e contamos com a participação de Elias Nogueira, Aline Zanin e Maximiliano Alves compartilhando as suas experiências com a comunidade.


O primeiro palestrante da noite foi Elias Nogueira, que falou sobre como planejar a automação de testes em um time ágil. A automação pode ser planejada em quatro níveis: release, feature, story e o nível tarefa. Além disso, foram apresentados três importantes fatores à serem considerados na automação, que seriam: ROI (Retorno Sobre Investimento - em português), complexidade durante o desenvolvimento e esforço de manutenção. A combinação dos quatro níveis mais esses três fatores podem ser representadas em uma matriz para auxiliar na seleção dos testes a serem automatizados, por exemplo.

Elias Nogueira iniciou o talk

Em seguida tivemos a Aline Zanin falando sobre os primeiros passos na automação web utilizando Selenium WebDriver, onde foi mostrado como configurar essa ferramenta e as vantagens em se usar o Selenium. Foram citados conceitos como: setup dos testes, identificadores (ou locators) e navegação entre páginas.

Aline Zanin nos apresentando o Selenium


O último talk da noite foi do Maximiliano que falou sobre cross testing mobile. O palestrante falou sobre os desafios de trabalhar com automação de testes em dispositivos móveis e apresentou brevemente um case usando a linguagem Ruby, o framework Cucumber e  a ferramenta Appium. Além disso, ele mostrou as configurações necessárias para usar essas tecnologias e as vantagens de cada uma. Os seguintes conceitos e tópicos também foram apresentados: configuração, estrutura, features, elements, page objects, step definition, appium custom, entre outros.


Maximiliano encerrando as palestras do talks


Para fechar a noite, os palestrantes foram convidados para iniciar o fishbowl sobre automação de testes. Esse foi o momento onde o público teve espaço para participar do evento, esclarecendo dúvidas e compartilhando os seus pontos de vista. Assuntos como testes de performance, automação em times scrum, automação na camada de API geraram bons debates e fizeram com que os participantes refletissem sobre como inserir a cultura da automação em times, projetos e empresas.

fishbowl comparticipação dos palestrantes e da plateia


Confira os slides das palestras através da nossa página no Slideshare e fique por dentro do que rolou no evento!


As fotos do evento podem ser conferidas na nossa página no Facebook.
Fiquem ligados que tem mais evento do GUTS-RS no próximo mês! Informações em breve :)


0 comentários: