Coordenadores

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Saiba o que rolou no evento de Julho/2017


No dia 26/07 foi realizado o evento de Julho do GUTS-RS e nesta edição contamos com a presença da Alessandra PazPerformance Engineer na ADP Labs, que compartilhou um pouco da sua experiencia e conhecimento sobre Testes de Performance.

Público presente no evento :)
Com a sala da PUCRS lotada, Alessandra apresentou os principais passos para iniciar os testes de performance em uma aplicação Web. Além disso, reforçou a importância do planejamento deste tipo de teste e a preocupação que todos os envolvidos no ciclo de desenvolvimento de software devem ter ao projetar aplicações em um ambiente onde os usuários estão cada vez mais exigentes.


A palestrante iniciou apresentando o objetivo do teste de performance que não é encontrar erros, mas diminuir e eliminar os gargalos de performance. A palestra foi dividida em tópicos, descrevemos um pouco de cada um deles abaixo.

Fases do Teste onde a palestrante falou sobre a importância de cada uma das fases e os detalhes de cada, com um foco em teste de Carga; Dentro de testes de performance existem diversos tipos de testes que podem ser executados entre eles Load Testing, Stress Testing, Soak Testing, Endurance Testing, Alessandra apresentou também alguns exemplos de Requisitos não funcionais que devem ser considerados nos testes de performance, como por exemplo, Capacidade(Quantos usuários acessam a aplicação diariamente/hora); Foram mostradas algumas sugestões de Ferramentas de teste de carga com notas dadas pela própria palestrante de acordo com a experiência em cada uma; Foram vistos quais os principais Artefatos para a realização de testes de Performance, como plano de testes e a uma estratégia bem definidos são importantes para execução; Para finalizar Alessandra compartilhou alguns exemplos de scripts de teste utilizando a ferramenta Load Runner e gráficos para o Monitoramento dos testes;

Ao final de cada um dos tópicos foi aberto um espaço para perguntas e rolaram discussões bem interessantes onde o público pode esclarecer dúvidas e também expressar o seu ponto de vista sobre testes de performance. Agradecemos a Alessandra Paz por trazer a sua experiência e compartilha-la com a gente. A galera gostou muito! Até a próxima;)

Alessandra Paixão, Alessandra Paz e Moisés Ramírez

Confira os slides da palestra através da nossa página no Slideshare e fique por dentro do que rolou no evento!



Agradecemos a presença de todos! As fotos do evento podem ser conferidas na nossa página no Facebook. No mês de Agosto não teremos eventos do GUTS-RS! Mas temos GUDay fiquem ligados ;)

0 comentários: