Coordenadores

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Saiba o que rolou no evento de Outubro/2017


No dia 17/10 foi realizado o penúltimo evento do ano do GUTS-RS. Neste evento contamos com Ben-hur Santos Ott, Diraci Junior e Ernesto Barbosa compartilhando as suas experiências sobre Entrega Continua.

Público presente no evento


Os palestrantes iniciaram questionando o publico sobre estarem familiarizados com algumas frases e situações comuns em empresas que não utilizam técnicas para entrega continua, tais como: 
  • “Depois de 6 meses desenvolvendo, meu cliente disse que não era bem o que ele queria…”
  • “Alguém sabe onde tá o documento de como se publica essa aplicação?”
Ben-hur falando sobre Entrega Contínua

Os palestrantes utilizaram esses cenários para introduzir o conceito de Entrega Contínua e explicar o ganho de utilizá-la alinhada a métodos ágeis, apresentando alguns casos de estudo para exemplificar. Eles mostraram os processos que utilizam em seus projetos para realizar todo ciclo e os momentos em que a entrega continua está presente, entre eles:


Fase de concepção, fase onde todo time se reune para discutir e conceber a ideia de produto ou aplicação a ser desenvolvida. É divida em: 
  •  Definição do produto;
  •  Definição de Requisitos e escrita de User Stories;
  •  Definição do MVP e RoadMap
  •  Estruturação da estratégia do projeto.
Fase de desenvolvimento, onde o código é desenvolvido e testado. Os palestrantes apresentaram o contexto em que estão inseridos, como são estruturadas as reuniões de planning dos seus times e o conceito de Contract First utilizado pelos times. Apresentaram como trabalham com a virtualização de serviços e a utilização de Mocks. Nessa fase também foi falado sobre automação de testes e a importância de adotar uma estratégia para otimizar os cenários e entregar valor ao cliente. Além disso, apresentaram a famosa pirâmide de testes onde 10% dos testes eram exploratórios, 20% de User Interface, 30% de serviços e 40% unitários. O Diraci ressaltou que a distribuição do esforço de teste varia de projeto para projeto, de acordo com cada contexto.

Diversas ferramentas utilizadas durante o desenvolvimento foram apresentadas, tais como SoapUi para testes de serviços; Sikuli, TestComplete e QuickTest para testes de User Interface em aplicações Desktop; Selenium, Protractor e Capybara para aplicações Web e Appium e Calaba.sh para aplicações Mobile.

Integração contínua também foi tópico da apresentação onde foi visto o funcionamento dessa prática de desenvolvilmento e ferramentas como GitHub e Jenkis que suportam o DevOps. Os palestrantes foram além do ciclo de desenvolvimento e mostraram práticas de monitoramento do código em produção e de identificação de bugs. Analytics, depuração de logs entre outros tipos de análise de dados em produção foram os assuntos finais da palestra.

Moisés Ramírez, Diraci Junior, Ernesto Barbosa, Joyce Bastos, Ben-hut e Alessandra Paixão
Confira os slides da palestra que estão disponíveis nossa página no Slideshare!




As fotos do evento podem ser conferidas na nossa página no Facebook.
Fiquem ligados que tem mais evento do GUTS-RS no próximo mês! Informações em breve :)

0 comentários: